Auditorias no padrão SEDEX SMETA 6.0

saiba mais como a sua empresa pode se beneficiar destas auditorias.

SMETA 6.0 Sedex

Saiba mais sobre o padrão SMETA 6.0 SEDEX pode ajudar a sua empresa.

Com uma estimativa de 230.000 sites auditados, o SMETA pode ser o formato de auditoria ética mais utilizado no mundo. A fim de refletir a evolução contínua das técnicas de auditoria ética, a Sedex atualizou o formato: O SMETA 6.0 foi publicado no início de abril de 2017.

Tal como o seu predecessor, o SMETA 5.0, o SMETA 6.0 é um formato de auditoria que descreve boas práticas em auditoria ética. Como uma das metodologias de auditoria ética mais comumente usadas no mundo, a SMETA desempenha um papel importante no esforço para garantir a terceirização responsável e a transparência nas cadeias de suprimentos. As auditorias da SMETA se concentram em padrões de trabalho, saúde e segurança no local de trabalho e, opcionalmente, também em aspectos ambientais e práticas comerciais éticas.
Como a metodologia SMETA é reconhecida por um número cada vez maior de empresas e os resultados das auditorias podem ser compartilhados no Banco de Dados de Avisos da Sedex, a metodologia unificada reduz a duplicação de auditoria e reduz a carga para os fornecedores.

O QUE HÁ DE NOVO NO SMETA 6.0?
 
Embora o SMETA 6.0 forneça várias melhorias, ele preserva a estrutura e os princípios subjacentes de seus predecessores. Existem poucos novos requisitos e fornecedores que já estão em conformidade com o SMETA 5.0 não devem ter problemas significativos com a atualização. Isso dificilmente é uma surpresa, dado o fato de que o SMETA é baseado no Código Base ETI , que não sofreu grandes mudanças nos últimos dois anos.
 
Ainda assim, a nova versão introduz várias melhorias e mudanças:
 

  • A Sedex criou um suplemento para agências de emprego privado , para avaliar as condições de trabalho de trabalhadores que são fornecidos por agências de emprego privadas para trabalhar temporariamente em sites de empresas usuárias.
  •  

  • Seção 0.A sobre Direitos Humanos : Uma nova seção foi dedicada à gestão dos direitos humanos. A seção se concentra em avaliar até que ponto as empresas e seus respectivos sites entendem e gerenciam seus impactos sobre os direitos humanos. As informações serão coletadas como observações, e não como não conformidades, pois não conformidades específicas são registradas nas outras seções relevantes do relatório de auditoria. A seção não se refere apenas aos direitos humanos dos trabalhadores no local, mas também aos das comunidades locais e outras partes interessadas. O SMETA 6.0 não é uma avaliação completa dos direitos humanos, mas sim uma verificação da implementação de processos no site para cumprir suas responsabilidades de direitos humanos.
  •  

  • Cada seção agora contém critérios de medição para bons exemplos, o que dá maior visibilidade a boas práticas que vão além dos requisitos do código ou da lei.
  •  

  • A Seção 8 - Emprego Regular contém um novo conjunto de critérios de medição relacionados a práticas de recrutamento . O objetivo desses novos critérios é proporcionar maior transparência sobre a situação dos trabalhadores temporários e dos trabalhadores contratados.
  •  

  • O pilar 'Ética Comercial' foi reformulado. Enquanto na versão 5.0 todo potencial para melhoria nessa área foi relatado como observações ao invés de não-conformidades, a partir da versão 6.0 em diante, é possível observar não-conformidades para a ética nos negócios. A seção enfoca o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis, bem como a prevenção de fraude, suborno e corrupção.
  •  
    A DQS entende o seu negócio e trabalhará de forma a agregar valor a sua empresa e dará suporte através de diferentes meios:

  • Disponibilizando informações no site da DQS: www.dqs.com.br
  • Comunicados, boletins técnicos e Newsletter - acesse aqui
  • Workshops, Treinamentos, Cursos abertos e "In-Company" acesse aqui
  • Auditorias de diagnóstico - Solicite seu orçamento
  •  
    Demonstre para o mercado de sua atuação o compromisso da sua empresa com a qualidade e melhoria contínua.