Obtenha reconhecimento diferenciado no seu mercado
maximize o desempenho através de Certificação de alimentos.

ISO 22000:2018

Segurança Alimentar na produção
A norma internacionalmente reconhecida como ISO 22000:2018 é aplicável a todas as organizações, independentemente da sua dimensão e complexidade, que estão direta ou indiretamente envolvidas na produção de gêneros alimentícios e que querem demonstrar a sua conformidade com HACCP segundo o Codex Alimentarius, por meio de uma avaliação objetiva e competente. A norma em particular direciona organizações que visam um objetivo orientado, coerente e mais integrado do sistema de gestão para a segurança dos alimentos, além dos requisitos normativos legais.

A ISO 22000:2018 é uma norma harmonizada a nível mundial e orientada a processo para a segurança alimentar que pode ser aplicada por qualquer organização na cadeia alimentar, incluindo o fornecimento de matérias-primas e transporte. A norma especifica requisitos mínimos para o gerenciamento de riscos corporativos, além de HACCP segundo o Codex Alimentarius, que é igualmente necessário para demonstrar o cumprimento dos requisitos das Boas Práticas de Fabricação (BPF), e a implementação de programas preventivos.

Transição ISO 22000:2005 para ISO 22000:2018
A publicação do novo padrão em 19 de junho de 2018 inicia o período de transição de três anos. Isso significa que todos os certificados de acordo com a versão anterior perderão sua validade em 18 de junho de 2021.

Os sites certificados precisarão concluir o processo de transição até essa data. Durante a fase de transição, a DQS ainda pode emitir certificados para a versão de 2005, mas eles expirarão em 18 de junho de 2021 - o que significa que os clientes que escolherem essa opção não se beneficiarão do período de validade total de três anos que normalmente teriam.

A fim de garantir tempo suficiente para ações corretivas após a auditoria de certificação, não podemos realizar auditorias de transição nos últimos seis meses do período de transição.

Auditorias de Transição
A DQS recomenda realizar a transição para as novas normas o quanto antes.
Existem dois caminhos possíveis para a transição:

Transição durante uma auditoria de recertificação:
Esta é a ação mais recomendada. Sua auditoria de recertificação regular será substituída por uma auditoria ISO 22000:2018 de dois estágios:

• Estágio 1: Revisão de Prontidão
• Estágio 2: Auditoria do Sistema

Após uma auditoria bem-sucedida, você receberá o certificado ISO 22000: 2018 com validade de três anos.

Transição durante uma auditoria de manutenção:

Em casos excepcionais, as empresas certificadas podem solicitar a transição durante o andamento de uma auditoria de manutenção regular. Nestes casos um tempo adicional deverá ser acrescentado ao tempo da auditoria de manutenção para a verificação dos novos requisitos.

Após uma auditoria bem-sucedida, você receberá um certificado ISO 22000: 2018 com a mesma data de expiração do seu certificado ISO 22000: 2005 atual.

Benefícios
Integração do estado da arte para procedimentos de análise de risco e programas de prevenção em relação aos alimentos.
O aumento da segurança dos produtos e redução do risco de responsabilidade do produto.
Melhoria da confiança entre os clientes, fornecedores e autoridades de controle oficial a nível internacional
Consideração holística de toda a organização, bem como fluxo do processo seguro e eficaz no que diz respeito à higiene e a proteção da saúde
Cumprimento de uma série de exigências de padrões alimentares diferentes
Fácil integração em sistemas de gestão existentes, como ISO 9001 ou ISO 14001

A DQS entende o seu negócio e trabalhará de forma a agregar valor a sua empresa e dará suporte através de diferentes meios:

  • Disponibilizando informações no site da DQS: www.dqs.com.br
  • Comunicados, boletins técnicos e Newsletter - acesse aqui
  • Workshops, Treinamentos, Cursos abertos e "In-Company" acesse aqui
  • Auditorias de diagnóstico - Solicite seu orçamento
  • Demonstre para o mercado de sua atuação o compromisso da sua empresa com a qualidade e melhoria contínua.