TISAX: a solução para segurança da informação no setor automotivo

A segurança da informação é, cada vez mais, objeto de atenção e preocupação por parte das empresas. E, na indústria automotiva, isso não é diferente. Até para atender a essa demanda do mercado e colocar fim a verificações pontuais, a TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange) é a solução perfeita.

Hoje, com essa auditoria, prestadores de serviços e fornecedores conseguem comprovar regularmente aos clientes que eles atendem aos requisitos de alta segurança para os dados confidenciais fornecidos. E este é um dos principais requisitos da indústria.

A norma usa como base o questionário VDA ISA, compilado pela Associação Alemã da Indústria Automotiva VDA. Tudo baseado em aspectos essenciais da ISO/IEC 27001, mas incluindo também tópicos específicos do setor automotivo, como segurança da informação, proteção de protótipos.

A TISAX é operada pela ENX, uma associação europeia de automóveis, fabricantes, fornecedores e associações.

Entre as vantagens de ter a avaliação TISAX está a maior confiança transmitida aos clientes. Além disso, evita a necessidade de várias inspeções demoradas e caras, já que apenas a avaliação TISAX é feita apenas uma vez a cada três anos. Ou seja, um custo-benefício extremamente interessante.

Como participar da TISAX

O acesso ao padrão é feito de forma online, no portal TISAX, através de um cadastro de assinantes. O registro é o pré-requisito para poder selecionar um provedor de serviços de auditoria credenciado pela TISAX. A escolha é livre.

Após uma avaliação realizada pela DQS e baseada em VDA-ISA, as informações podem ser fornecidas ou obtidas no TISAX. Saiba mais sobre a TISAX: https://dqs.com.br/certificacoes/gestao-da-qualidade/industria-automotiva/tisax/ 

Comments are closed.