PMEs têm na certificação ambiental um aliado para o crescimento

Um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001:2015 auxilia empresas de todos segmentos e tamanhos, inclusive as pequenas e médias. A norma ajuda as organizações a gerenciar com eficácia os seus riscos, identificar oportunidades e iniciar uma gestão sustentável com tantas mudanças ambientais.

O uso mais eficiente de recursos naturais e energia, a maior conformidade com requisitos legais e o melhor relacionamento com os clientes são alguns dos benefícios que são alcançados com a certificação da ISO 14001:2015.

Um ponto importante a ser destacado é que empresas de qualquer tamanho e de qualquer segmento podem se beneficiar do sistema de gestão ambiental e das boas práticas que a norma traz para as empresas que a implantam. O menor número de funcionários e de recursos não é, definitivamente, um impeditivo para as PMEs.

A ISO 14005 (Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes para uma abordagem flexível para implementação em fases), inclusive, fornece às PMEs um meio para facilitar o processo de implementação e montagem do sistema de gestão ambiental. Ela permite que as organizações de menor porte atendam, aos requisitos de um SGA, adaptada às suas necessidades específicas.

Desta forma, as empresas começam a se beneficiar desde o início, enquanto cumprem os requisitos da ISO 14001:2015.

Comments are closed.