Com boom da inteligência artificial, Normas de Tecnologia se tornam vitais

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, apesar de, muitas vezes, nem percebermos. Desde a década de 1950, o uso do computador e a geração de dados aumentaram enormemente, com estimativas atuais de 2,5 quintilhões de bytes sendo produzidos todos os dias.

Muitos desses dados são coletados diariamente em telefones celulares, mídias sociais e internet. E são justamente essas informações, conhecidas como "big data", que são usadas pela inteligência artificial para ajudar. Tudo isso em tempo real numa velocidade e volume que nenhum humano jamais poderia. 

Não surpreendentemente, o setor privado adotou a IA e a utiliza cada vez mais para obter informações mais precisas sobre comportamento de compra, transações financeiras, logística e previsão de tendências futuras.

A segurança desses dados é uma preocupação cada vez maior para as empresas. E é justamente aí que entram as Normas de Tecnologia, como a ISO/IEC 27001. Um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (ISMS) ajuda as organizações a identificar os riscos existentes relacionados ao uso de tecnologias da informação e a informação em si, incluindo roubo de identidade, espionagem industrial, ou vírus e outros ataques de “malware”.

Mas, além da segurança, a tecnologia da informação precisa ser eficaz. E a abordagem orientada a processos da ISO/IEC 20000-1 oferece excelente suporte para alinhar a TI com processos padronizados. A norma é baseada em abordagem de melhores práticas de ITIL - IT Infrastructure Library's. 

Enquanto ISO/IEC 20000-1 especifica os requisitos para gestão de serviços, ITIL usa Boas Práticas para descrever uma abordagem sistemática e profissional para a gestão de serviços de TI.

Comments are closed.