DQS do Brasil – 25 anos de sucesso sustentável

A primeira subsidiária internacional da DQS celebra seu 25º aniversário.

Em agosto de 1994, a DQS deu o primeiro passo para sua internacionalização: após uma visita do diretor executivo da DQS, Joachim Pärsch a São Paulo e sua recomendação aos acionistas para a fundação de uma filial própria da DQS no Brasil, Michael Drechsel foi contratado para abrir e gerenciar a primeira subsidiária da DQS fora da Alemanha.

São Paulo foi o ponto de partida natural para a expansão internacional das atividades da DQS porque, naquela época, a cidade tinha a maior concentração de empresas alemãs fora da Alemanha, muitas delas com sede já certificada pela DQS.

Após o registro da DQS do Brasil e a obtenção de um endereço, as atividades começaram imediatamente com uma pequena equipe, composta por apenas três funcionários e dois auditores externos.

A primeira funcionária foi a Sra. Dezée Mineiro, especialista brasileira em vendas, que também celebra este ano seus 25 anos de DQS e atua já há muitos anos como Diretora Executiva da DQS do Brasil.

Desde o início, ficou claro para a administração local que os negócios no Brasil deveriam ser auto-suficientes e que todo o custo deveria ser coberto pela renda gerada no Brasil.

Michael Drechsel ainda se lembra dos primeiros meses: “Todo último dia do mês eu tinha que checar a conta bancária e às vezes tinha que atrasar meu próprio salário para garantir o pagamento pontual dos funcionários”.

Felizmente, a situação melhorou rapidamente e, no final do ano de 1994, a recém-criada DQS do Brasil já podia contar com quase 50 clientes.

Enquanto os primeiros clientes foram plantas filiais de grupos industriais alemães como BASF, Hoechst, Westfalia e Alfred Teves, uma parceria com um organismo de certificação local e um credenciamento local próprio também permitiram o acesso a empresas locais.

A DQS do Brasil tornou-se rapidamente uma forte participante no disputado mercado brasileiro de certificação e foi pioneira em muitas áreas.

Em 1995, a DQS do Brasil concedeu o primeiro certificado ISO 9001 a um banco brasileiro e, em 1996, a DQS do Brasil foi o primeiro organismo brasileiro de certificação a receber a acreditação para a norma QS-9000.

Muitas empresas nacionais e internacionais de renome passaram a ser certificadas pela DQS do Brasil, que pôde contar rapidamente com nomes famosos como Volkswagen, Ford, Bosch, Bayer, Yamaha e Gillette no seu portfólio de clientes.

Outros marcos importantes na história da DQS do Brasil foram a abertura do primeiro escritório de representação na cidade de Recife-PE no nordeste brasileiro, gerenciado por Julio Gehring, em 1999, e a aquisição de espaço próprio no ano de 2001.

Em janeiro de 2004 começou um novo período para a DQS do Brasil: depois de Michael Drechsel ter se mudado para a Alemanha e se tornado Diretor Executivo da DQS GmbH, Dezée Mineiro assumiu a responsabilidade pela DQS do Brasil como a nova Diretora Executiva.

Desde então, Dezée está dirigindo a DQS do Brasil com uma equipe local de aproximadamente 20 funcionários no escritório e cerca de 60 auditores externos.

Com muita dedicação, conhecimento técnico e um forte foco no cliente, conseguiu conduzir a DQS do Brasil com muito sucesso, mesmo na difícil crise política e econômica que atingiu o país nos últimos anos.

A DQS do Brasil também é responsável pelas atividades da DQS Peru e da DQS Argentina e desde 2008 possui uma subsidiária nos países vizinhos.

Parabéns à DQS do Brasil, pelo seu 25º aniversário.

Agradecemos a todos os funcionários, clientes, parceiros e amigos que juntos ajudaram a construir esta história de sucesso e realizações.#

Comments are closed.