Certificações ajudam empresas a lidar com riscos globais no mundo pós-pandemia

A pandemia da COVID-19 já está promovendo grandes alterações no planeta. De acordo com o último Relatório de Riscos Globais, do Fórum Econômico Mundial, as mudanças climáticas, os danos ambientais humanos e as crescentes desigualdades estão entre as principais ameaças que nosso mundo enfrentará nos próximos dez anos.

E como as organizações podem se preparar para esses desafios? Certamente as certificações têm um papel essencial neste processo.

Um sistema de gestão ambiental, como a ISO 14001, por exemplo, permite que as empresas tenham uma maior compreensão do risco (e impacto) ambiental. Desta forma, elas podem adotar estratégias mais sustentáveis para suas atividades.

Entre os benefícios com essa certificação estão também a melhora da qualidade ambiental dos produtos e serviços, além da economia de custos, comprometimento dos colaboradores com a causa e valorização da imagem.

As normas ligadas à tecnologia, como a ISO/IEC 27001, também ganham destaque neste mundo pós-pandemia. Em 2020, o consumo de internet aumentou drasticamente e, consequentemente, explodiram os ataques cibernéticos.

Mais do que nunca as organizações precisam de ações preventivas para remover ou evitar falhas de segurança e riscos em lidar com dados. A certificação proporciona uma análise completa de todas as estruturas de TI e ajuda a identificar possíveis pontos fracos na segurança da informação.

Esses dois padrões não só ajudam as empresas a gerenciar e reduzir riscos futuros, mas também contribuem diretamente para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Saiba mais como a DQS está contribuindo e ajudando os seus clientes através de auditorias que agregam valor ao sistema de gestão do cliente e colaboram para otimizar seus processos e obter melhores resultados. Acesse aqui e veja as normas que podem ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais.

Comments are closed.