Fornecedores para a indústria automotiva
Minimizar erros e rejeições de produtos
Reforça a confiabilidade dos do processos
Comprova a qualidade
Aumento da satisfação dos clientes e funcionários
O que é a certificação VDA 6.1?
A VDA 6.1 também inclui aspectos do modelo europeu EFQM. A orientação do processo facilita significativamente a integração de sistemas de gestão que também são importantes para sua empresa, tais como ISO 9001:2015 (gestão da qualidade) ou ISO 14001 (gestão ambiental).
Além do volume 6.1, os volumes VDA 6.2 (para operadores de concessionárias de automóveis ou proprietários de empresas de logística) e VDA 6.4 (fabricantes individuais e em série de máquinas, sistemas, ferramentas ou bancadas de medição e teste) complementam os regulamentos da Associação Alemã da Indústria Automobilística.
Como funciona a certificação VDA 6.1?
Se todos os requisitos da VDA 6.1 tiverem sido implementados, você pode ter o seu sistema de gestão certificado. Sua empresa então passará por um processo de certificação em etapas realizada pela DQS.
incialmente você nos fornecerá informações sobre a sua empresa, seu sistema de gestão de qualidade e os objetivos da certificação VDA 6.1. Com base nisso, você receberá prontamente uma proposta detalhada e transparente, adaptada às necessidades da sua empresa.
As reuniões de projeto podem ser úteis para projetos maiores, a fim de planejar cronogramas e a realização de auditorias.
A realização de uma pré-auditoria oferece a oportunidade da empresa identificar pontos fortes e potenciais de melhoria com antecedência. Ambos os serviços são opcionais.
A auditoria de certificação começa com uma análise do sistema e uma avaliação da sua documentação, objetivos, os resultados da sua revisão de gestão e auditorias internas (1ª fase). Isto determina se o seu sistema de gestão está suficientemente desenvolvido e pronto para a certificação.
No passo seguinte (2ª fase), a DQS avalia a eficácia de todos os processos de gestão localmente, aplicando a norma VDA 6.1. O resultado da auditoria é apresentado em uma reunião final. Se necessário, os planos de ação são acordados.
Após a auditoria de certificação, os resultados são avaliados pelo comitê de certificação independente da DQS. Você receberá um relatório de auditoria documentando os resultados da auditoria. Se todos os requisitos padrão forem cumpridos, sua empresa receberá o seu certificado.
Com vista à melhoria contínua e à eficácia contínua do seu sistema de gestão da qualidade, são realizadas auditorias localmente para a verificação dos componentes-chave do sistema de gestão pelo menos uma vez por ano para identificar novamente o potencial de melhoria e assegurar a manutenção do sistema de gestão.
No final do terceiro ano, realiza-se a auditoria de recertificação. Esta deve ser programada com antecedência suficiente para permitir tempo suficiente para implementar medidas corretivas no caso de não-conformidades (aproximadamente oito semanas entre o último dia de auditoria e a expiração do certificado). Qualquer auditoria de recertificação deve ser realizada com bastante antecedência antes do fim da validade do ciclo de auditoria/certificado.