Norma importante para sistemas de gestão de higiene na indústria da embalagem

Com certificação de acordo com a norma EN 15593, os fabricantes de materiais de embalagem podem ter a sua gestão de higiene auditada de acordo com uma norma reconhecida em toda a Europa. O certificado oferece a oportunidade de abrir novos mercados, garantindo ao mesmo tempo um alto nível de segurança do produto.

Detecção eficiente de pontos fracos

Redução dos riscos de responsabilidade durante a produção

Melhoria da prevenção de defeitos de produto

Confiança assegurada aos consumidores e retalhistas

Beschreibung Standard/Regelwerk
Loading...

EN 15593 - Norma reconhecida internacionalmente para a indústria de embalagens

A norma EN 15593 foi desenvolvida como alternativa europeia à norma britânico-canadiana BRCGS Packaging como norma internacionalmente válida para a gestão da higiene no setor das embalagens e foi publicada pela primeira vez em 2008. Entretanto, a certificação segundo a EN 15593 tornou-se norma para as empresas europeias do setor da embalagem.

A certificação segundo a EN 15593 pode ser aplicada a empresas de todos os tamanhos e tipos. A auditoria centra-se na gestão higiênica das empresas de embalagem no que diz respeito a uma possível contaminação física, química ou biológica.
A estrutura da norma EN 15593 é baseada no mesmo modelo da ISO 9001 e de outras normas ISO. A certificação EN 15593 é válida por três anos e pode ser renovada durante uma auditoria de recertificação.
Como a EN 15593 foi desenvolvida com base nas normas ISO, é mais fácil de combinar com as certificações ISO correspondentes.

Mostrar mais
Mostrar menos
Zielgruppe
Loading...

Que empresas devem ser certificadas de acordo com a norma EN 15593?

Em geral, a EN 15593 afeta principalmente os fabricantes de embalagens primárias que entram em contato direto com alimentos.

Especificamente, as seguintes empresas devem ser certificadas de acordo com a EN 15593:

  • Fabricantes de embalagens de alimentos (embalagens primárias)
  • Fabricantes de matérias-primas e componentes para embalagens de alimentos
  • Fornecedores para fabricantes de embalagens de alimentos
  • Empresas que transportam ou armazenam embalagens de alimentos
Mostrar mais
Mostrar menos
Gesetze
Loading...

Estrutura e conteúdo da EN 15593

A EN 15593 partilha os princípios da análise de risco e avaliação de risco com a ISO 9001 e ISO 22000.

Os capítulos centrais da EN 15593 abrangem os tópicos "Sistema de gestão de higiene", "Análise de risco e avaliação de risco", bem como "Fontes de contaminação" e "Requisitos para a instalação e pessoal".
No capítulo "Gestão da higiene", a responsabilidade da gestão, a rastreabilidade dos produtos, bem como o monitoramento dos produtos são auditados. Entre as possíveis fontes de contaminação, os contaminantes físicos ou químicos desempenham um papel além dos biológicos. Nos edifícios, os equipamentos são auditados, para além das instalações.

Mostrar mais
Mostrar menos
Business28.png
Loading...

É assim que funciona a certificação EN 15593

Inicialmente você nos fornecerá informações sobre a sua empresa, seus sistema de gestão e os objetivos da certificação. Com base nessas informações, você receberá uma proposta detalhada e transparente, adaptada às suas necessidades individuais.

As reuniões de projeto podem ser uma ferramenta muito útil para o planejamento de projetos maiores, a fim de planejar, elaborar os cronogramas e as etapas para a realização das auditorias para a sua empresa, além de esclarecer dúvidas do processo de certificação.

Após a aprovação da proposta de certificação, nós realizamos o planejamento e o cronograma da auditoria de certificação o qual envolverá as etapas iniciais de auditoria que será realizada na empresa envolvendo todos os departamentos.

Mediante solicitação, a DQS poderá realizar uma pré-auditoria como primeira avaliação do sistema de gestão, identificando pontos fortes e eventuais necessidades de ajustes, além de verificar se a empresa se encontra apta para o processo de certificação. Ambos os serviços são opcionais.

A auditoria de certificação começa com a auditoria conhecida como uma análise do sistema de gestão (1ª fase). Nesta etapa é realizada a avaliação da documentação do sistema de gestão, objetivos resultados das auditorias internas e da reunião da alta direção. Ao fazer isso, determinamos se o sistema de gestão da sua empresa está suficientemente desenvolvido e pronto para a próxima etapa da certificação.

Na etapa seguinte conhecida como auditoria do sistema (2ª fase), o seu auditor avalia a eficácia de todos os processos do sistema de gestão localmente na empresa, tendo como base a norma, seus requisitos e anexo A, além de eventuais obrigações legais e legislações que eventualmente sua empresa tenha que cumprir. O resultado da auditoria é apresentado em uma reunião de fechamento, com apresentação do andamento da auditoria e pontos fortes. Caso seja necessário, planos de ação são acordados.

Após a auditoria de certificação, os resultados da auditoria são avaliados pelo comitê de certificação independente da DQS e a sua empresa receberá um relatório documentando os resultados da auditoria. Se todos os requisitos da norma e eventualmente requisitos regulamentares e legais estiverem sido cumpridos, sua empresa receberá o certificado da DQS de acordo com a norma, reconhecido internacionalmente.

Com vistas a manter à melhoria contínua e à manter a eficácia do sistema de gestão, auditorias de manutenção devem ser realizadas na empresa, verificando os processos-chave do seu sistema de gestão visando garantir que a empresa continue a cumprir com todos os critérios importantes da norma e requisitos regulamentares, pelo menos uma vez por ano.

O certificado é válido por um período máximo de três anos. A auditoria de recertificação deve ser realizada com bastante antecedência com relação a data de expiração do ciclo de auditoria e do certificado. Isso assegura a conformidade contínua com dos requisitos da norma aplicável. Após a realização com sucesso da auditoria de recertificação, é emitido um novo certificado com duração de mais um ciclo de 3 anos.

Banking13.png
Loading...

Quanto custa a certificação EN 15593?

O custo da certificação EN 15593 varia de empresa para empresa, uma vez que cada organização tem requisitos diferentes e mantém um sistema de gestão de acordo com as suas características de tamanho da empresa, segmento, produtos e serviços. Por essas razões, os custos da auditoria e certificação de acordo com a EN 15593 variam de acordo com cada empresa.

Teremos todo o prazer em elaborar uma proposta específica para a sua empresa, independente do tamanho ou segmento de atuação.

Business2.png
Loading...

Por que as empresas devem ser certificadas pela DQS de acordo com a EN 15593?

  • Todas as auditorias importantes para a certificação de materiais de embalagem de uma só fonte
  • Auditorias que agregam valor a sua organização
  • Auditores com experiência prática e um alto nível de competência no ramo de atuação da sua empresa
  • Certificados acreditados com aceitação internacional
  • Presença global com mais de 80 escritórios em aproximadamente 66 países
  • Portfólio de serviços que incluem mais de 200 serviços em certificações de sistemas de gestão
  • A DQS entende o seu negócio e trabalha de forma a dar suporte a sua empresa através dos nossos especialistas - a nível local, regional, nacional e internacional
  • Propostas claras e transparentes de acordo com as características da sua empresa
  • Competência comprovada em todos os setores de negócio
Mostrar mais
Mostrar menos
Contact-Africa-woman-shutterstock_offset_2000643158-min.jpg
Loading...

Peça uma proposta

A sua pessoa de contato local

Teremos todo o prazer em fornecer-lhe uma oferta personalizada para a certificação EN 15593 para sua empresa.