As certificações verdes vêm despertando cada vez mais a atenção no mercado. Com os recursos naturais do nosso planeta cada vez mais escassos e ameaçados, muito em consequência da ação humana, as empresas têm um papel fundamental na gestão destes recursos e na evolução da conscientização sustentável.

Muitas organizações estão encontrando apoio nas normas internacionais ISO, como, por exemplo, a Gestão da Qualidade, Ambiental, Energia, Ativos e Saúde e Segurança.

Pesquisas recentes sobre o assunto revelam que o mundo consome 60% a mais de recursos do que é capaz de regenerar e que 16% da população é responsável por 78% do consumo. O objetivo é tentar diminuir o impacto com a poluição, destruição de habitats, acúmulo de resíduos sólidos e promover o consumo eficiente e responsável, por exemplo.

A ISO 14001, por exemplo, é uma das normas que traz em seus conceitos o foco na gestão  ambiental, colaborando com a que as empresas se tornem mais ecológicas. Além disso, tem também o conceito do ciclo de vida para cada estágio de suas atividades, produtos e serviços, tudo com referência aos aspectos ambientais. A norma é uma das normas da família ISO e tem crescido muito em número de companhias certificadas.

Muitos são os benefícios com um sistema como esse, como a redução dos riscos ambientais, o comprometimento dos colaboradores da empresa com a causa, valorização da imagem, entre outros.

Mais certificações verdes
Outra norma ligada ao tema é a ISO 50001 – Gestão de Energia. Ela fornece às organizações os requisitos para sistemas de gestão de energia (ENMs) e conhecimento para as empresas utilizarem melhor os recursos de consumo das energias. Essa norma traz as melhores práticas de gestão das energias e fortalece os comportamentos positivos das empresas frente a esse objetivo.

Isso proporciona para as companhias o desenvolvimento de uma política para o uso mais eficiente dos recursos energéticos.

A ISO 55001 – Gestão de Ativos é outra norma que tem uma ligação profunda com a sustentabilidade. A norma traz conceitos de extrema importância para as organizações, que, através de suas boas práticas, conseguirão obter o máximo de desempenho dos seus ativos, contribuindo diretamente na entrega de produtos e serviços mais eficientes e sustentáveis. A norma ainda traz nos seus conceitos um grande foco em planejamento, ciclo de vida dos ativos, manutenção preventiva, gestão de riscos dentre outros.

A ISO 45001 – Substituta da OHSAS 18001 é a norma que traz o conceito para ajudar as empresas a ter um sistema de gestão robusto e eficiente. O objetivo é melhorar a segurança no trabalho, trazendo melhorias nas condições de trabalho e reduzindo as ausências dos funcionários.

Essas certificações verdes demonstram que a empresa tem responsabilidade e, acima de tudo, respeito pelo nosso planeta.

Autor
Almir Rizzatto

Almir Rizzatto é assessor de comunicação da DQS do Brasil desde 2008 e responsável pela produção de conteúdo do blog, da newsletter e das redes sociais da DQS. Possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial e Relações Públicas.

Loading...